Como chegar aqui:

Informática

Cinf - Cordenadoria de Informática

Dicas de Segurança na INTERNET

Cuidado com suas senhas

Feche a porta sempre

Remetente de e-mail desconhecido

Apague seus vestígios

Cuidado com downloads

Perguntas e Resposta mais freqüentes

Os dez Mandamentos do e-mail
1º MANDAMENTO - Não abrirás arquivos anexos enviados por pessoas desconhecidas. Principalmente se a mensagem tratar de pornografia ou vantagens financeiras. Simplesmente apagarás a mensagem. Se não souberes do que se trata o anexo, não o abra. Mesmo que o e-mail seja de uma pessoa conhecida.
 
2º MANDAMENTO - Atualizarás sempre seu antivírus, pois centenas de novos vírus são descobertos todo mês.
 
3º MANDAMENTO - Atentarás também para os e-mails sem remetente ou sem assunto. Os vermes modernos podem atacar-te ao abrir uma mensagem, sem que abras um anexo. Assunto e remetente também ajudam a identificar vírus. Se chegar um e-mail de alguém famoso ou com um título engraçado, cuidado: vírus à vista.
 
4º MANDAMENTO - Deletarás as correntes e e-mails indesejados (spam). Não encaminharás nem responderás a nenhum desses e-mails ao pedir que um spammer tire teu endereço da lista, tu só fazes confirmar teu endereço para ele.
 
5º MANDAMENTO - Não enviarás e-mails quando você está cansado ou furioso. Mensagens podem ser nervosas e críticas além da conta, sem dizer que se perde muito tempo para reparar os danos. Trate os e-mails como as cartas e ligações telefônicas, espere por um momento mais calmo para responder.
 
6º MANDAMENTO - Farás backup de todos os seus arquivos para não perder informações. Assim, há como recuperar os dados caso um desastre aconteça.
 
7º MANDAMENTO - Só farás downloads de sites confiáveis.
 
8º MANDAMENTO - NUNCA abrirás arquivos anexos que tenham as extensões PIF ou VBS, e terás precaução redobrada com os EXE ou COM. Esses arquivos são, na verdade, rotinas que descarregam o vírus em teu computador. Apagarás o e-mail imediatamente, mesmo que o anexo tenha outra extensão (por exemplo: nome.jpg.pif).
 
9º MANDAMENTO - Assim que receberes um e-mail que pareça infectado, procura avisar os remetentes dos e-mails imediatamente anteriores, para que eles chequem seus sistemas e parem de ficar enviando essas bombas virtuais!
 
10º MANDAMENTO - Bom senso tem atualização mais rápida que antivírus. Precaução: apagarás as mensagens estranhas e não deixarás a curiosidade te vencer. Basta pensar no trabalho que dará recuperar arquivos, perder outros, redigitar textos, formatar o disco rígido.
 
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT / Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC