Como chegar aqui:

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias

Publicado: SEGUNDA, 29 FEVEREIRO 2016 16:18 | Última atualização: segunda, 29 fevereiro 2016. 
 


ESTRUTURA   CURRICULAR


A estrutura curricular do programa de mestrado profissional compreende um conjunto de disciplinas, distribuídos em 3 (três) núcleos:

 

1º Núcleo -As disciplinas básicas/obrigatórias na área de conhecimentos em Educação em Ciências/Matemática/Tecnologias são 4 (quatro), totalizando 16 (dezesseis) créditos. Visam uma formação teórico-conceitual e didático-pedagógica ligada à área. As disciplinas são: Epistemologia do Ensino de Ciências e Matemática, Teorias de Aprendizagem, Seminário de Pesquisa e Prática Docente Supervisionada em Ensino de Ciências (Física, Química, Matemática, Ciências, Informática), todas com 4 (quatro) créditos.  

2º Núcleo –As disciplinas básicas/obrigatórias de conteúdos científicos específicos á área de concentração do programa são (duas) disciplinas, totalizando 8 (oito créditos).  Estão relacionadas à área de formação inicial ou direcionadas ao campo de atuação profissional. Este núcleo, no total, abrange 9 (nove) disciplinas, sendo 2 (duas) disciplinas específicas de conteúdos de Física; 2 (duas) de Química; 3 (três) de Matemática e 2 (duas) de Informática, todas com 4 (quatro) créditos.

 3º Núcleo – As disciplinas eletivas abarca um conjunto de 12 (doze) disciplinas. Estas disciplinas estão centradas em conhecimentos da área de Educação em Ciências/Matemática/Tecnologias e em conteúdos científicos específicos à área de concentração do programa. Os alunos serão obrigados a cursar 1 (uma) disciplina deste núcleo, totalizando 4 (quatro) créditos. As disciplinas são: Didática das Ciências e Matemática, Educação a Distância,     Fundamentos da Educação Ambiental, História e Filosofia da Ciência,   TICs no Ensino de Ciências e Matemática, Tendências no Ensino de Física, Tendências no Ensino de Química, Laboratório de Ensino de Matemática, Tendências em Educação Matemática, Jogos e Produção do Conhecimento, Interação Humano-Computador aplicada à Educação e Tópicos Especiais (a ser definida pelo colegiado), todas com 4 (quatro) créditos.

  
Serão exigidos no mínimo 28 (vinte e oito) créditos em disciplinas. Ressalta-se ainda que o aluno, após ter cumprido os créditos mínimos exigidos em disciplinas, deverá matricular-se na disciplina de Elaboração de Dissertação (destinada ao desenvolvimento da dissertação e do produto educacional) que, para fins de currículo, corresponderá a 06 (seis) créditos.
 
Para todos os alunos será exigida proficiência em língua estrangeira, que deverá ser, necessariamente, em Língua Inglesa.
 
Ao longo do curso, todo aluno elaborará uma dissertação que tratará da descrição e considerações relativas ao trabalho de pesquisa, bem como, apresentará o Produto Educacional desenvolvido. A pesquisa será de natureza aplicada, isto é, condizente com que se espera de um mestrado profissional e o Produto Educacional deverá ser útil e inspirador para a prática docente na área de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias. 


1º Núcleo 

2º Núcleo


 3º Núcleo

HOME

 
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT / Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC