Como chegar aqui:

Biblioteca

Serviços


Consulta local
Todas as Bibliotecas Setoriais da UDESC têm seus acervos disponíveis para a comunidade.


Empréstimo domiciliar
Para retirar materiais da Biblioteca, o usuário precisa ser aluno, professor, funcionário da UDESC ou pertencer a uma instituição conveniada. Os prazos para empréstimo variam de acordo com cada categoria e com o tipo de material solicitado (ver Guia do Usuário da Biblioteca Universitária).

Levantamento bibliográfico
É o serviço de pesquisa no acervo da UDESC, de outras Instituições ou em diferentes bases de dados de fontes/bibliografias sobre um determinado assunto ou autor. O serviço deve ser solicitado no balcão de atendimento ou no Setor de Referência da Biblioteca, ou através do preenchimento de formulário no Meu Pergamum. O usuário poderá também realizar o acesso à bases de dados on-line ou CD-ROM, na biblioteca, sem o auxílio do bibliotecário, em horário previamente agendado. Este serviço é oferecido somente para os usuários vinculados à UDESC.


Normalização bibliográfica
Consiste em orientar os usuários no uso das normas técnicas da ABNT, referentes a apresentação de documentos. É necessário solicitar o auxílio de um bibliotecário para a elaboração de referências bibliográficas, citações, resumos, etc.

Catalogação na publicação / Ficha catalográfica
A catalogação na publicação gera uma ficha catalográfica, a qual é impressa no verso da página de rosto de um livro, tese ou dissertação. A ficha deve ser feita quando a obra está em fase de impressão e ela é obrigatória para efeito de depósito legal e é recomendada pela ABNT. Para a elaboração da ficha catalográfica o bibliotecário segue as regras e normas do Código de Catalogação Anglo-Americano. O Setor de Referência e apoio ao usuário da Biblioteca faz gratuitamente a catalogação na publicação para:

Publicações da editora da UDESC;
Publicações de Centros, Departamentos, Coordenadorias e Núcleos de Estudos da UDESC;
Teses e Dissertações da UDESC;
Periódicos (impresso e recurso eletrônico) da UDESC.
A solicitação da ficha catalográfica pode ser feita através do e-mail da biblioteca a qual o solicitante está vinculado ou entregue pessoalmente no Setor de Referência e apoio ao usuário da Biblioteca, ou ainda, através do "Meu Pergamum" - Área: Solicitações - ficha catalográfica.
A Ficha catalográfica será enviada para o e-mail do autor em até 03 dias úteis. Para mais informações entrar em contato com a biblioteca.

DOI - Digital object identifier
Padrão para identificação de documentos digitais. O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral, que permite localizar e acessar materiais na web – especialmente, publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais. Deve ser solicitado para a Biblioteca Central.

Critérios para solicitação do DOI
Para periódicos:
- Possuir caráter científico;
- Ter conceito Qualis;
- Estar hospedado no Portal de Periódicos da UDESC;
- Estar hospedado no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER;
- Ter o preenchimento correto dos metadados;
- Padronizar, qualitativamente, a normalização em todas as edições da publicação;
- Possuir resumo em todos os artigos;
- Uso correto do ISSN;
- Título abreviado conforme ABNT 6032/1989;
- Controle de qualidade na correta grafia dos autores e se abreviados manter padronização;
- Manter a periodicidade em dia;
Demais publicações digitais:
- Produção da comunidade acadêmica;
- Possuir caráter científico.
Os editores deverão comunicar a Biblioteca, com um prazo mínimo de 20 dias, antes da publicação digital, para que seja atribuído o DOI, tempo estimado para que a equipe da Biblioteca Universitária possa depositar os metadados do DOI junto a CrossRef.

Treinamento para a utilização bases dados
Sistematização e aplicação de métodos que orientam usuários ao acesso e uso de diferentes bases de dados nacionais ou estrangeiras. Solicite e agende com o bibliotecário

Serviço de Disseminação Seletiva da Informação
Fornecimento de informações técnico-científicas, especializadas e atualizadas, aos professores e pesquisadores da UDESC, de acordo com cada linha de pesquisa.

Divulgação de novas aquisições e serviços
Este serviço tem como função divulgar as aquisições e serviços disponíveis através de listagens impressas, expositores, e-mails, entre outros.
Consultas, dúvidas podem ser registradas através do e-mail do responsável pela atividade de aquisição na Biblioteca. Você pode também sugerir novos títulos ou verificar as mais recentes aquisições.

Atividades artísticas e culturais
São atividades realizadas na biblioteca, em conjunto com a comunidade
universitária, com o objetivo de estimular e fortalecer a interação Biblioteca e Centro.
Essas atividades podem ser: apresentações musicais, filmes, slides, vídeos,
performances de teatro, hora do conto; exposições permanentes de obras de
arte e outras; debates, palestras, varal cultural, varal literário, etc.

Visita Orientada
A Biblioteca poderá orientar grupos de alunos e/ou de diferentes Instituições sobre a utilização do acervo e serviços da Biblioteca. É necessário agendar a visita com antecedência.

Boletim de sumários correntes
Consiste na divulgação dos sumários de periódicos correntes dos últimos fascículos recebidos pela Biblioteca.

Intercâmbio bibliotecário
É um serviço que visa ampliar as possibilidades de acesso as informações através do contato e troca de informações/materiais com outras Instituições e acervos, na medida do possível. O empréstimo de materiais bibliográficos entre instituições deverá ser realizado mediante convênio previamente celebrado.

Acesso à bases de dados
Pesquisa, identificação e levantamento de informações sobre assuntos ou autores específicos em bases de dados nacionais ou estrangeiras. Estão disponíveis bases de dados de livre acesso (gratuitas) ou acesso restrito.
Para as bases de acesso restrito é necessário a utilização de senhas ou autorizações prévias. Nesses casos, o usuário deverá solicitar informações na Biblioteca.
Identificação e levantamento de informações sobre temas específicos, através de pesquisa em bases de dados nacionais ou estrangeiras.
A UDESC disponibiliza o Portal de Periódicos Capes que oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 2400 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e as bases de dados com referências e resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também indicações de importantes fontes de informação com acesso gratuito na Internet.

Comutação Bibliográfica – COMUT
Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.
Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos.
Antes de solicitar ao COMUT, verifique se o documento está disponível em nosso acervo e/ou Portal de Periódicos da Capes

Como participar?

BIBLIOTECA: Qualquer biblioteca, centro de informação/documentação, empresa e organização, no Brasil e no exterior, pode participar do Comut na condição de Biblioteca Solicitante bastando para isso cadastrar-se no Programa e adquirir Bônus Comut.
USUÁRIO (Pessoa física): Qualquer pessoa, no Brasil e no exterior, pode participar do Comut como usuário bastando para isso cadastrar-se no Programa.
Na condição de Usuário Solicitante, além de se cadastrar, o usuário deve adquirir Bônus Comut. Nesse caso o próprio usuário faz as suas solicitações de cópias sem a intermediação de uma Biblioteca Solicitante.
Se o usuário também desejar poderá fazer suas solicitações de cópias através de uma biblioteca solicitante. Nesse caso, todos os procedimentos de solicitação serão feitos pela própria biblioteca
Se o usuário fizer a sua solicitação de cópia pela biblioteca, de posse dos dados do documento, poderá efetuar seu pedido através do link (menu comutação)

Comutação Bibliográfica - BIREME (SCAD)

O SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos) é um serviço de fornecimento de documentos especializado em ciências da saúde e atuante na América Latina e Caribe, tendo por objetivo prover acesso a documentos exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando rigorosamente os direitos de autor. Este serviço é coordenado pela BIREME com a cooperação das bibliotecas integrantes da rede BVS.
O SCAD disponibiliza os acervos das bibliotecas cooperantes do Serviço SCAD na América Latina. Além disso, o SCAD pode encaminhar pedidos ao DOCLINE (NLM).

Inscrição de novo usuário

Usuários residentes no Brasil
Para ter acesso ao Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (SCAD), o usuário deve se inscrever no próprio site do SCAD, e manter quitadas todas as cobranças (taxa de inscrição e pedidos de documentos atendidos). Não há cobrança de anuidade ou mensalidade;
O pagamento da taxa de inscrição é obrigatório, ou seja, o pagamento da taxa é exigido mesmo que o usuário não solicite documentos.
Usuário individual (pessoa física)
Usuário institucional (pessoa jurídica)


Formas de envio dos artigos

Os pedidos podem ser atendidos no prazo normal ou em caráter de urgência.
As cópias dos artigos/documentos atendidos podem ser enviadas por e-mail, correio e fax.

Os preços do Serviço SCAD são calculados considerando:

Categoria de usuário
Usuário individual (pessoa física)
Biblioteca ou Instituição não membro da Rede BVS (pessoa jurídica)
Biblioteca Unidade Participante da Rede BVS (UP): biblioteca que promove o uso das fontes de informação da BVS
Biblioteca Cooperante do SCAD (CC): biblioteca que coopera com o atendimento dos pedidos SCAD
Forma do atendimento: normal ou urgente
Localização da bibliotecaque atender o pedido (Brasil, América Latina ou NLM)
Número de páginasdo documento/artigo solicitado
Data de atendimentodo pedido (e não a data de solicitação)
O preço em dólar é convertido para o real na hora em que a fatura é gerada. A cotação é fornecida pela ONU e é atualizada mensalmente. A cotação atual está publicada na página inicial do SCAD.

Tempo de atendimento
O prazo de atendimento de um pedido varia de acordo com a biblioteca que estiver atendendo o pedido e com a forma de envio do documento solicitado.

BIREME - Normal 48 horas | Urgente 24 horas
Bibliotecas no Brasil - Normal 15 dias | Urgente 5 dias
Bibliotecas na América Latina/Caribe - Normal 20 dias | Urgente 5 dias
National Library of Medicine (NLM) - Normal 10 dias | Urgente 2 dias
Normal: e-mail, correio | Urgente: e-mail, fax



Biblioteca Digital da UDESC
A Biblioteca Digital da UDESC é uma base de dados eletrônica composta pelo conjunto da produção científica da UDESC com textos completos, digitalizados e disponíveis no catálogo on-line da Biblioteca Universitária da UDESC.
Todos os trabalhos produzidos na UDESC deverão estar disponíveis, via internet, na Biblioteca Digital da UDESC, sendo que o trabalho poderá ficar disponível em forma de resumo, ou na íntegra (texto completo).
Para a inserção dos trabalhos na base de dados da Biblioteca Digital torna-se obrigatória a entrega do trabalho em 1 (uma) versão em mídia digital correspondente à versão escrita. A versão digital deverá ser entregue nos setores competentes, conforme definição de cada Centro, para posteriormente ser encaminhada à Biblioteca juntamente com o termo de autorização já assinado.

Banco Digital de Teses da UDESC
O Banco Digital de Teses da UDESC constitui-se em uma base de dados eletrônica composta pelo conjunto das teses e issertações produzidas pelos alunos dos Programas de Pós-Graduação da UDESC (mestrado e doutorado). Todos os trabalhos produzidos nos Programas de Pós-Graduação da UDESC deverão estar disponíveis, via internet, no Banco Digital de Teses da UDESC, Para a disponibilização do trabalho na íntegra o autor, na ocasião da defesa, deverá assinar um termo de autorização (Apêndice A: ANEXO ÚNICO (Resolução n° 041 /2004 - CONSEPE) BIBLIOTECA DIGITAL DA UDESC/ TERMO DE AUTORIZAÇÃO) permitindo ou não a disponibilização na íntegra do seu trabalho. O orientador também deverá assiná-lo na ocasião da entrega da versão final.

ABNT
Acesso às Normas Técnicas da ABNT

Tutorial

ISBN
O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização. www.isbn.bn.br

ISSN
É um número padrão composto de oito dígitos, incluindo um dígito verificador e precedido pelo prefixo ISSN, atribuído a uma publicação seriada pela Rede ISSN. O ISSN (International Standard Serial Number) é um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual do título pelo tempo que for editado, sob um determinado título. Centro Brasileiro do ISSN

 
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT / Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC