Como chegar aqui:

Biblioteca

FAQ BU


1) Quem pode retirar materiais bibliográficos?
 Todas as pessoas vinculadas à UDESC:
Alunos da graduação e da pós-graduação;
Professores;
Funcionários.

2) Quais são os prazos de empréstimos de materiais?
Professores | Livros: 30 dias | Quantidade*: Até 10 dias | Matérias especiais: 03 dias - Quantidade: 03 |
Graduação | Livros: 10 dias | Quantidade*: Até 10 dias | Matérias especiais: 03 dias - Quantidade: 03 |
Pós- Graduação | Livros: 30 dias | Quantidade*: Até 10 dias | Matérias especiais: 03 dias - Quantidade: 03 |
Funcionários | Livros: 10 dias | Quantidade*: Até 10 dias | Matérias especiais: 03 dias - Quantidade: 03 |
 * Cada Biblioteca estabelece limites, de acordo com sua especificidade e acervo disponível. Consulte sua Biblioteca.

3) Posso renovar empréstimos e reservar materiais da minha casa?
Sim. É possível reservar e renovar de qualquer computador com acesso à Internet. A reserva pode ser feita para qualquer material que esteja emprestado. Para tanto, siga estes passos: entre na Homepage da Biblioteca, “Meu Pergamum”, “Login e senha”, opção “Renovar”.
 *Aconselhamos renovar o material pelo menos um dia ANTES da data de vencimento do empréstimo.
 
4) Não consigo renovar meus empréstimos no “Meu Pergamum”. Como devo proceder?
Existem várias razões para que isso esteja ocorrendo:
O item pode possuir reserva: O usuário que solicitou a reserva do material terá prioridade frente à sua renovação;
Você pode estar em débito com a BU: É necessário esperar o tempo de afastamento para ser liberado o empréstimo novamente;
Você pode estar com itens em atraso: É necessário devolver o material que estiver em atraso.
Você pode estar com seu vínculo expirado: Caso você já tenha se formado ou a portaria de funcionário já tenha terminado
Falha de conexão: O usuário deve comparecer à Biblioteca com o respectivo material e em tempo hábil pararenovar o empréstimo.

5) Perdi um livro. O que eu faço?
Procure a Biblioteca imediatamente e comunique a perda ao Setor de Apoio ao Usuário antes do vencimento do prazo de devolução para que não gere nenhum afastamento; Será solicitada a reposição do item perdido (mesma edição ou a mais recente); Nos casos em que a edição do item está esgotada, indicamos um similar para a reposição.

6) Estou em afastamento com a Biblioteca. Como posso fazer novos empréstimos?
Se você estiver com itens em atraso (não devolvidos), não poderá fazer novas retiradas; Será necessário devolver o material que estiver com o usuário e cumprir os dias de afastamento. (dois dias para cada um dia de atraso);

7) Sou aluno/funcionário da UDESC e gostaria de um material que está em outra universidade. A bibllioteca realiza o empréstimo entre bibliotecas? E sendo aluno de outra universidade, posso retirar livros da UDESC?
Sim. A BU Udesc tem condições de oferecer esse serviço para algumas bibliotecas conveniadas. É possível reservar livros da UDESC para alunos de outras instituições e solicitar livros de outras instituições para a comunidade acadêmica da Udesc. A solicitação deve ser feita no Setor de Referência e a retirada do exemplar é na biblioteca fornecedora.

8) São aceitos livros como doação para retirada de afastamento?
No caso da BC, sim. O bibliotecário do Setor de Apoio ao Usuário tem a prerrogativa de avaliar a situação, podendo ou não aceitar essa forma de substituição. Demais bibliotecas, favor consultar.

9) Não sou aluno/professor/funcionário da Udesc. Posso utilizar a biblioteca?
Sim. Qualquer pessoa pode utilizar o espaço físico da biblioteca, salas de estudo, scanner e mesas individuais. Também é possível consultar qualquer material da biblioteca. Só não é possível realizar o empréstimo dos materiais.

10) É possível reservar salas para uso coletivo?
No caso da BC, sim. A reserva de salas é feita com 24h de antecedência com os funcionários do balcão de empréstimo. É possível reservar salas no primeiro, segundo e terceiro andar. Demais bibliotecas, favor consultar.

11) Como faço inscrições para capacitações?
Quando abrimos um treinamento divulgamos por todos os centros de ensino. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do Setor de Referência de cada biblioteca. Os treinamentos possuem certificado e são enviados por e-mail.

12) Qual o horário de funcionamento da Biblioteca? Funciona aos sábados?
A biblioteca Central funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h30min às 21h45min. Demais bibliotecas, favorconsultar.

13) Pode-se estudar em grupo na Biblioteca?
Na BC, sim. A biblioteca possui salas para estudo em grupo. Pode ser feita a reserva com 24 horas de antecedência ou apenas entrar e utilizar, caso esteja vazia.

14) Como solicitar a elaboração da ficha catalográfica?
Os alunos da UDESC devem solicitar a ficha catalográfica de suas teses e/ou dissertações ao setor de referência. O prazo para elaboração das fichas é de três dias. O formulário encontra-se disponível no site da UDESC, “Meu Pergamum”, login, senha e solicitações. Basta preencher os dados pedidos e enviar. Em caso de dúvidas, entre em contato no Setor de Referência de sua biblioteca.

15) Sou professor da Udesc. Quero agendar um treinamento sobre Portal Capes, Bases de dados, ABNT ou Visita Orientada com meus alunos. Como devo proceder?
Os treinamentos devem ser agendados no Setor de Referência de sua biblioteca.

16) A UDESC conta com o serviço de COMUT?
Sim, a Biblioteca da Udesc pode vir a solicitar acópia de obras de algumas universidades vinculadas a ela através do IBICT. Esse serviço é feito pela Biblioteca e tem um custo de R$1,85 a cada 5 páginas. Informações sobre esse serviço no Setor de Referência de sua biblioteca.

17) Como receber orientação para sua pesquisa e sobre normas ABNT?
É necessário agendamento prévio com o Setor de Referência de sua biblioteca. Primeiro observe a norma disponibilizada no site da BU.

18) Qual o valor da multa por atraso?
Não é cobrado multa, mas no caso de atraso de material, o usuário fica afastado pelo dobro de dias do atraso.
Ex.: Se o material ficou atrasado dois dias, o usuário ficará afastado sem retirar material da biblioteca por quatro dias.

19) Posso entregar o material emprestado em uma biblioteca de outro campus?
Sim, o usuário pode entregar o material retirado em uma biblioteca da Udesc em qualquercampus da Udesc do Estado.

20) Posso acessar as Bases de Dados de fora da Udesc?
Não. O acesso é possível apenas àqueles usuários que tenham cadastro no VPN ou Cafe. 

 
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT / Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2010-2012 SETIC - UDESC